Engenharia Social diz respeito à segurança da informação e consiste em técnicas utilizadas para convencer as pessoas a fornecerem dados ou enganar apenas conversando.
Geralmente, na Engenharia Social, os fraudadores se passam por outras pessoas, com algum título, e se aproveitam da ingenuidade ou falta de conhecimento de algumas pessoas para a obtenção de informações confidenciais e importantes.
Como funciona a Engenharia Social
A Engenharia Social consiste na manipulação de pessoas com a finalidade de se obter informações importantes.
Nela o "Engenheiro" manipula a vítima com informações e, com isso, obtém os dados sigilosos de determinada pessoa.
Um exemplo claro disso são os falsos e-mails que recebemos dizendo ser de algum banco, podendo ser um software malicioso ou uma forma de capturar e conseguir seus dados.
A Engenharia Social pode ser usada não apenas no mundo virtual, um exemplo claro disso é o coletamento de dados de cartão de créditos e clonagem dos mesmos.
Como combater a Engenharia Social
As empresas buscam a todo momento combater a prática, não existe um curso na área, apenas práticas que ensinam a vítima a não entregar seus dados.
Não se deve dar dados sigilosos a ninguém pela internet, muito menos quando abordados na rua, mesmo que a pessoa seja muito boa de conversa, desconfie sempre.
Além disso, caso trabalhe em alguma empresa, elas possuem profissionais na área de humanas que fazem treinamento dos funcionários para que eles não entreguem dados sigilosos da empresa.
Você sabe algum outro fato interessante sobre a Engenharia Social? Nos deixe um comentário.
Comentários
Postar um comentário