O que é xenofobia?
A xenofobia é um transtorno psiquiátrico que ataca muitas pessoas e pode culminar em racismo, egocentrismo e egoísmo.
A doença consiste em medo irracional, aversão ou profunda antipatia em relação a pessoas estrangeiras, a algum grupo específico, como homossexuais, religiosos ou de culturas diferentes.
Como se desenvolve a xenofobia?
Bom, não há uma causa específica para a causa de tal transtorno psiquico.
Porém, na maioria dos casos, isso ocorre devido à alguma situação ruim que se passou com um grupo específico, e se cria um medo enorme de passar novamente por aquela situação, refletindo em um medo excessivo do grupo.
Em alguns casos pode gerar ódio, preconceito, além de acarretar medo de grupos que não tem nada a ver com o ocorrido, apenas por medo de que se aconteça algo ruim.
A doença em si:
Alguns especialista caracterizam a doenças como o medo do desconhecido, e isso é bem plausível.
Causa ansiedade, aumento da pressão arterial, angústia, e aumento da pressão sanguínea, fazendo com que se queria se manter o mais longe possível de situações desagradáveis e que envolvam o desconhecido.
Como tratar-se:
Os métodos utilizados no tratamento são treinamento e a terapia comportamental, muitas vezes acompanhados de remédios que diminuem a ansiedade.
Pode-se e deve-se procurar um psicólogo ou psiquiatra para que se analise a situação e se obtenha as orientações necessárias.
No mais, a terapia, visa tirar a sensibilidade do paciente em relação àquelas situações que lhe causam as suas fobias, demonstrando que o medo é totalmente irracional e que as situações que se fantasia serem ruins, na verdade, podem trazer benefícios e são comuns no dia a dia.
Ou seja, tenta-se mostrar que determinada situação aterrorizadora não representa nenhum risco ou perigo como o sujeito imaginava.
Comentários
Postar um comentário