O Brasil possui cerca de 95% das reservas do minério em todo o mundo, ou seja, possui completamente o domínio do mercado do mineral que é cobiçado em todo o mundo.
O nióbio(Nb) é utilizado como liga na produção de aços especiais e um dos elementos químicos mais resistentes à temperaturas extremas e corrosão.
O monopólio do nióbio brasileiro pertence à família Moreira Salles, que, com a produção do metal, se tornou a família mais rica do Brasil, e é responsável pela produção de cerca de 85% de todo o nióbio mundial.
Estrutura química do nióbio:
Símbolo químico: Nb
Número atômico: 41 (41 prótons e 41 elétrons)
Massa atômica: 92,9 u
É um elemento de transição, pertence ao geupo 5 ou VB da classificação periódica dos elementos.
Usos e aplicações do elemento nióbio:
Como já foi dito, o nióbio, é utilizado amplamente como liga na produção de aços especiais, tais ligas são mais firmes e mais leves, sendo utiizadas em diversas indústrias.
Os principais usos do elemento são em bens eletrônicos, gasodutos, turbinas de aviões, automóveis, tomógrafos de ressonância magnética entre outros usos.
Qual o preço de mercado do nióbio?
O Brasil é atrasado, e, como sempre, não possui política para o elemento, vendendo o mesmo a preço de banana e ficando sempre refém do capital estrangeiro.
Segundo estatísticas oficiais, a liga ferro-nióbio foi comercializada em 2012 pelo preço médio de US$ 26.500 a tonelada. Já cotação média da onça do ouro (31,10 gramas) foi de US$ 1.718.
O problema é que o nióbio é um metal raro, quase tão raro quanto o ouro, e o Brasil detém o monopólio dessa raridade, 'dando' de graça aos estrangeiros.
Os EUA ainda mantém em sigilo que o elemento e de suma importância estratégica para o ruma da indústria nacional deles, então por que o Brasil não têm uma política para taxar e impedir parte desse aproveitamento exterior?
Conclusão:
Uma coisa é certa, o nióbio pode ser uma arma econômica na mão do Brasil, que deve usá-la, principalmente depois dos casos da espionagem norte-americana ao nosso país.
Deve-se saber jogar com o produto, deixar fazer como fizeram com o ouro em nossa colonização, deixar-nos ser roubados uma segunda vez é coisa de um governo incopetente.
Fontes: globo.com e Wikipédia
Comentários
Postar um comentário